CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO


Você estudou que a institucionalização dos Grupos Escolares, no final do século XIX e início do XX, trouxeram profundas alterações para o ensino primário, bem como remodelou as práticas de ensino nas salas de aula, trazendo uma nova configuração dos tempos e espaços educativos. Acerca desses elementos, assinale a alternativa que melhor caracteriza a escola seriada:

 


A fragmentação no uso do tempo e do espaço escolar, ensino simultâneo.


Agrupamento dos alunos por diferentes níveis de conhecimento.


Agrupamento de mais de uma série numa mesma sala de aula.


Currículos integrados.


Uso do tempo de forma integrada e interdisciplinar.

Como vimos já estamos tão acostumados com o tempo e o espaço organizando nossas atividades mais corriqueiras, e também à organização tempo-espacial de nossas escolas, que pouco questionamos o modo como são estruturadas. Nas alternativas abaixo listamos alguns aspectos que fazem parte dessa organização de nossas escolas. São eles:

 

I-             A hora do recreio.

 

II-            O espaço em que organizam as salas de aula.

 

III-           A existência do ensino simultâneo.

 

IV-          O tempo de frequência e permanência do aluno na escola.

 

V-           A duração das aulas.

 

A alternativa que contém os aspectos dessa organização é:


I, II e III apenas


IV e V apenas


I e II apenas


III e V apenas


I, II, III, IV e V

A escola é uma instituição social construída historicamente, provida de uma cultura singular com uma organização específica de tempos e espaços os quais não se configuram como categorias neutras, pois sofrem interferências e modificações em diferentes épocas e contextos.

 

De acordo com essa reflexão, analise as asserções abaixo:

 

Pensar sobre as marcas temporais e espaciais das escolas onde atuamos é fundamental para compreender os possíveis efeitos delas na formação dos alunos e no trabalho dos professores. Trata-se de pensar sobre os usos desses tempos e dos espaços que cada instituição dispõe e organiza no trabalho junto aos estudantes, docentes, pais e funcionários.

 

PORQUE

 

A arquitetura espaço-temporal, particularmente, é condicionada e condiciona a dinâmica social e cultural. Os tempos e espaços não são neutros, sendo assim, eles educam.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

 


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


Tanto a primeira como a segunda asserção, são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

Segundo Moreira e Candau, 2007, p.18, currículo “são as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio às relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas”. Sendo assim, existem alguns posicionamentos que podemos firmar em relação ao currículo.

Assinale dente as alternativas abaixo, V para aqueles posicionamentos que forem VERDADEIROS e F para os que forem FALSOS:


( ) “não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social”;

(   ) “não é elemento transcendental e atemporal”;

(   ) tem uma história que relaciona-se a formas específicas e incertas da organização social e da educação; (MOREIRA e SILVA, 2001)

(   ) visto como um campo de luta

 

A sequência correta está na alternativa:



V, F, F, V


V, V, V, V


V, V, V, F


F, F, V, F


F, F, V, V

Quando abordamos as questões de diversidade e currículo, devemos partir do entendimento de que a diversidade é aspecto tanto biológico, quanto cultural e não podem ser entendidos de forma separada, fragmentada, desvinculada das relações de poder socialmente estabelecidas em diferentes contextos, sociedades, culturas e tempos históricos. No contexto escolar, o entendimento sobre essas questões é importante para:


 

I – incorporarmos nos currículos, nos planos de ensino, nos projetos pedagógicos, nos livros didáticos saberes populares produzidos pelos diversos grupos humanos: indígenas, quilombolas, trabalhadores do campo, entre outros.

 

II – enquanto educadores, compreendermos as causas políticas, econômicas e sociais desses fenômenos adotando uma postura política e coerente frente ao tema da biodiversidade.

 

III – elaborarmos uma proposta curricular escrita que inclua a diversidade como tema do currículo, afinal é o currículo formal o elemento mais importante da escola, pois ele é a garantia da formação das novas gerações.

 

IV – privilegiar o saber científico e dominante nos currículos escolares.

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:




I apenas
II apenas
III apenas
I e II apenas
III e IV apenas

De acordo com Lima (2012, p. 23), “os conteúdos escolares, organizados por meio do currículo, refletem diretamente as especificidades do cenário brasileiro.

 

PORTANTO

 

É preciso “historicizar” o currículo ao longo de sua construção temporal, de modo a possibilitar a compreensão das diferentes dimensões que o compõem.

 

A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:



A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.        
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Observe a seguinte definição em relação às teorias do currículo: não negam a existência e importância dos aspectos técnicos no desenvolvimento do currículo, mas enfatizam que esses ganham significado e sentido na relação com o que ensinar e com o que eles e elas, alunos e alunas, devem se tornar. Questionam o papel do conhecimento no processo de formação das novas gerações.

Estamos nos referindo à:




Teorias da aprendizagem
Teorias tradicionais do currículo
Teorias da avaliação
Teorias da organização
Teorias críticas e pós-crítica do currículo

Na década de 90, do século XX, as instituições educacionais passaram por reformas curriculares e a proposta de organização do ensino em ciclos de formação é uma delas. Essa forma de organização trouxe mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada. Passados vários anos e com base nos estudos realizados, podemos afirmar que:

 


Equipes diretoras devem aceitar a proposta e desenvolvê-la com o apoio do coordenador pedagógico.
A implantação de políticas de organização do ensino sempre deve ser realizada pelos níveis centrais – governo.
O sucesso de implantação está garantido pelos projetos oficiais que prescrevam com clareza as ações a serem executadas.
As ações pedagógicas e administrativas devem ser modificadas de forma coletiva e participativa.
Os programas de formação continuada devem ocorrer após o processo de implementação.

Apesar dessas novas propostas atenderem às necessidades de renovação e estarem previstas na legislação. Não estão presentes em nossas escolas, ou quando estão não realizam o seu verdadeiro papel, não oportunizando as mudanças necessárias, muitas vezes gerando novas formas de fracasso e exclusão.

 

Assinale dentre as alternativas abaixo, o real motivo para que isso ocorra.

 


O ensino de nossas escolas não possui objetivos nem intencionalidade.
Para que essas propostas possam obter sucesso, é necessário uma verba muito alta e os governos não têm condições para o repasse dessa verba.
São padronizadas para uma rede inteira. Não passam por uma discussão, experimentação, debate e críticas. Estabelecem-se em condições adversas, limitando o entendimento sobre as concepções da proposta.
O espaço físico das escolas precisa ser todo remodelado, as novas propostas não podem ser implantadas em qualquer espaço.
Para atingir os objetivos propostos por essas novas concepções de organização de tempo e espaço, seria necessário que os pais, responsáveis, comunidade escolar, não participassem da vida da escola, ficando tudo sob os cuidados dos professores e gestores que são os que dominam essas novas propostas.

Na atualidade a busca por uma escola democrática, que atenda a todos, tem levado diversos segmentos sociais a discutir e propor novos paradigmas para a educação, com o intuito de construir uma escola pautada na lógica da diversidade, no respeito às diferenças e em oposição aos princípios classificatórios, homogêneos e excludentes da escola graduada.

PORQUE

Os desafios a serem enfrentados, por nós educadores, se queremos uma educação realmente democrática e inclusiva nos leva a pensar, discutir e planejar sobre o que ensinar, como ensinar, para quem ensinar, quando ensinar, em que tempo e espaço ensinar.

 

A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:


As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Páginas: 1234567